La Marmita é um espaço cultural sem fins lucrativos, gerido por artistas que procuram um intercâmbio e colaboração constantes a nível criativo, que parte da vontade de criação, divulgação, apoio e partilha das artes performativas e visuais. Este conceito de experimentação e inovação surge em 2001, mas apenas em 2007 se materializa no espaço que conhecemos hoje. Não tendo uma companhia de residência, as criações são da autoria da Directora e Coreógrafa Andrea Gabilondo, cujo trabalho segue uma linha de Dança-Teatro.
O La Marmita cria e acolhe essencialmente espectáculos centrados nas artes performativas, assim como acções de formação, aulas e workshops da mesma área. Ocasionalmente, apresenta exposições de fotografia e artes plásticas, bem como mostras de vídeo e cinema.
As características do espaço, com uma sala de estar e cozinha, permitem ao público e artistas conviver num espaço comum após os espectáculos, derrubando a convencional barreira entre o performer e o espectador e criando um espaço de convívio, de aproximação e de partilha e troca de ideias.
Co-fundadores: Andrea Gabilondo, Robert Glassburner e Susanne Rösler